Boa disposição, sono tranqüilo, pele mais bonita e hidratada, intestino funcionando normalmente e bom humor são alguns dos benefícios obtidos ao se consumir, no mínimo, dois litros de água por dia.A ingestão de pouco líquido, ao contrário, pode levar à formação de cálculo renal, desidratação e a uma menor circulação do sangue, fatores que, segundo a nutricionista Ana Maria Morais, do Instituto de Nutrição Annes Dias (INAD), podem levar à morte.
Reposição- Urina concentrada, de coloração forte, e sede são sinais de que a água precisa ser reposta no organismo. De acordo com a nutricionista, a sede é um sinal de desequilíbrio entre a quantidade de água consumida e a liberada pelo corpo na urina, no suor ou mesmo na respiração. “As pessoas saudáveis podem beber a quantidade que quiserem. Quem tem problema renal, entretanto, deve seguir a orientação médica, pois, em alguns casos, o rim não filtra bem, e as impurezas ficam retidas, acumulando mais líquido no organismo”, explica.
Inverno e verão- Essas orientações devem ser seguidas mesmo nos dias frios. “É um erro achar que no inverno o corpo não precisa de água”, explica Ana Maria. Já no verão, a quantidade pode ser maior, pois a eliminação é mais rápida pelo suor. Uma boa dica, segundo ela, é deixar por perto uma garrafinha com água enquanto se trabalha ou estuda. “Assim, é possível fazer um melhor controle da quantidade ingerida”, justifica.
Lembre-se disso!!!