O assunto do momento é chá branco, propriedades nutricionais valiosas, possíveis benefícios relacionados ao emagrecimento, essas são as qualidades predominantes deste chá, mas será que realmente ele é tão eficaz? Vamos conhecer um pouco mais sobre este assunto.
O chá branco é obtido pela planta Camellia sinensis, a mesma que origina o chá verde, preto e oolong. A diferença entre eles se dá pela forma como são colhidas e processadas as folhas da planta.
De origem chinesa, o chá branco é obtido com folhas mais jovens, brotos e flores. Estas características fazem com que ele tenha um sabor mais agradável, bem menos amargo que o chá verde.
Pelo fato de passar por menos processos, o chá branco conserva melhor suas propriedades e assim tem uma quantidade maior de antioxidantes (polifenóis,bioflavonóides e catequinas) e outros nutrientes, do que outros tipos de chás desta mesma planta.
Estas substâncias antioxidantes citadas, de acordo com pesquisas realizadas, colaboram em retardar o processo de envelhecimento, pois combatem a ação dos radicais livres, diminuem o risco do aparecimento de doenças cardiovasculares, ajudam a regular os níveis de colesterol na corrente sanguínea, além de atuar na prevenção do câncer. Além destas propriedades, na composição do chá branco há vitaminas e minerais.
Por ser uma bebida com efeito termogênico, se consumida em grandes quantidades por dia, aumenta a temperatura corporal e dessa forma acelera o metabolismo e favorece a redução de peso. Também, devido a quantidade do líquido ingerido, faz com que as pessoas urinem bastante e colabora com a não retenção de líquidos.
Porém, é importante ficar atento com o aumento no consumo de cafeína, já que esta substância está presente nos chás. Quando consumida em quantidade moderada também é uma substância com propriedades interessantes a saúde, mas se consumida em excesso é prejudical.
Um dos possíveis efeitos negativos é a insônia, por isso, evite beber o chá branco ou mesmo o verde, preto, antes de dormir.
Evite também ingerir a bebida junto com as refeições, pois pode haver uma interação negativa da cafeína com outros nutrientes dos alimentos, como o ferro, vitamina C, prejudicando na absorção.
Algo muito importante a ser comentado é sobre substituir o consumo de todos os líquidos, inclusive os saudáveis, pelo chá branco, isso não é legal para sua saúde.
Não deixe de beber água, suco de fruta natural, água de côco.
(Roberta dos Santos Silva -Nutricionista- formada pela Universidade Católica de Santos CRN-3 14.113)