sexta-feira, 4 de julho de 2008

IMPORTÂNCIA DAS FIBRAS

O termo “fibra alimentar” refere-se às partes dos alimentos vegetais que resistem à digestão.
As principais fontes de fibras são os alimentos vegetais como grãos, tubérculos e raízes, as frutas, legumes, as leguminosas e outros vegetais ricos em proteínas. Nenhum alimento de origem animal contém fibra alimentar.
Os alimentos com alto teor de fibras são benéficos para a função intestinal. Elas reduzem o tempo que o alimento leva para ser digerido e eliminado e, por essa razão, previnem a constipação e possivelmente são fatores de proteção contra doenças diverticulares e contra o câncer do cólon. Podendo também reduzir o risco de outras doenças.
Existem algumas evidencias de que os alimentos com alto teor de fibra, de uma forma geral, e em particular os que contem fibras solúveis (aveia, feijão e inhame, por exemplo), protegem contra a hiperlipidemia (excesso de gordura no sangue) e também são benéficos para pessoas com diabetes.
A quantidade de fibras na alimentação é um parâmetro de uma alimentação saudável, pois indica quanto à alimentação é rica em alimentos vegetais integrais e relativamente pouco refinados, e por isso rica em vitaminas, minerais e outros nutrientes.
Recomenda-se um consumo diário de no mínimo 25g/dia de fibras. Se a alimentação adotar a quantidade de cereais, tubérculos e raízes; de frutas, legumes, verduras; de feijões e outros alimentos vegetais ricos em proteínas, essa quantidade de fibras é atendida.

Veja aí alguns exemplos de quantidade média de fibra nos alimentos:
Maçã com casca 3g
Banana 2g
Laranja media 3g
½ xícara de brócolis 2g
cenoura média 2g
tomate médio 2g
1 xícara de alface 1g
1 fatia de pão integral 2g
½ xícara de arroz integral 2g
(Fonte: Guia Alimentar p/ a População Brasileira, 2005)