sexta-feira, 4 de julho de 2008

SEU INTESTINO PAROU?

A constipação intestinal ou prisão de ventre é uma doença provocada principalmente pelo consumo insuficiente de fibras, porem outros aspectos também são importantes para manter um bom funcionamento intestinal, evitando esse e outras doenças de origem gastrintestinal.
O bom funcionamento intestinal depende de três elementos inseparáveis.
São eles: a ingestão de água, o consumo de fibras e a prática de atividade física.
A regularidade da atividade intestinal só é adequada quando estes três fatores são atendidos. As fibras auxiliam na formação do bolo fecal e, em parceria com a quantidade de água ingerida e a atividade física, são responsáveis por estimular a atividade muscular intestinal.
A forte tendência de consumo de alimentos industrializados pode agravar ou prejudicar o consumo diário de fibras. Os alimentos industrializados são, em sua grande maioria, processados. O processamento acaba retirando alguns nutrientes do alimento, sendo as fibras um deles. Observe a rotulagem nutricional que especifica a quantidade de fibras disponível nos alimentos selecionados para o seu consumo.
As frutas, legumes e verduras (por exemplo: mamão, tamarindo, laranja, ameixa, manga,folhas em geral) são alimentos in natura e ótimas fontes de fibras e micronutrientes, além de ter baixa densidade energética. Os cereais integrais como arroz integral, pão integral, centeio, aveia, sementes de linhaça, farelo de aveia e trigo, entre outros também são ótimas alternativas para aumentar a quantidade de fibras ingeridas.

VAI UMA AJUDINHA AÍ?????
Massagens e posturas ensinadas por especialistas podem ajudá-la a sair do banheiro com sensação de missão cumprida.

• A posição de cócoras estimula o intestino e o ajuda a funcionar melhor. No vaso, mantenha o tronco curvado para a frente.

• Se estiver em casa, use um banquinho, de cerca de 30 centímetros para apoiar os pés. Dessa forma, as fezes tendem a sair naturalmente.

• Sentada no vaso, faça uma massagem abdominal, em grandes círculos, no sentido horário, para estimular os movimentos peristálticos.

• Faça 5 minutos de compressa com bolsa de água gelada, seguida por 5 minutos de bolsa de água quente no ventre. Em seguida, massageie no sentido horário. Repita quatro vezes. “O frio contrai, o calor relaxa. Essas compressas mais a massagem estimulam a contração e a descontração do intestino e iniciam um movimento peristáltico”.
(Extraído da matéria "Barriga Leve e Solta" - REVISTA BOA FORMA.)