terça-feira, 8 de julho de 2008

DICAS PARA UM FRIOZINHO


Levantar cedo no inverno é uma tarefa difícil. Além de a preguiça tomar conta do corpo, ninguém gosta de sair de casa e ter de enfrentar aquele vento gelado no rosto. A pele fica muito ressecada, os lábios “racham” e as pernas imploram por um hidratante. A solução é estar atento aos cuidados com a pele e tentar colocá-los em prática.

A palavra-chave para poupar o corpo dos efeitos do frio é hidratação. Antes de tudo, preste atenção ao banho: não fique muito tempo embaixo da água quente, pois este calor a resseca e exige ainda mais cuidados. “Sabonetes e banhos quentes removem substâncias protetoras, como os lipídios (gorduras) e as proteínas, facilitando a desidratação”, afirma a dermatologista.

Antes de nos preocuparmos em tratar os distúrbios da pele devemos estar atentos aos pequenos cuidados diários para manter a pele saudável e bonita. Siga as dicas a seguir.

Cuidados no Banho No banho, evite água muito quente e prefira um banho rápido, pois isso pode ressecar sua pele. Se sua pele for muito seca, pode-se usar óleo para banho e/ou hidratante para o corpo.

Rotina noturna, Limpar a pele para remover suor, gordura, poeira, poluição, maquiagem. Lave bem o rosto com loção ou sabonete de limpeza e enxágüe com água. Se for o caso, usar cremes, loções ou géis prescritos por seu dermatologista.

Rotina diurna, Proteção da pele contra os danos causados pela radiação ultravioleta do sol é feito o uso um de roupas adequadas, óculos, chapéus e filtros solares.

Estímulo diário, Constantemente perdemos células velhas e formamos células novas, a cada 28-30 dias a pele se renova. Pode-se utilizar produto que estimule a renovação celular deixando a pele com aspecto brilhante e saudável.

Dra. Érica Monteiro, dermatologista